Paul Morgan (1886-1938) e o showbiz no Weimar e Terceiro Reich

George Paul Morgenstern ou Paul Morgan (1886-1938) foi uma das estrelas mais destacadas do showbiz dos anos 20. Junto com seu grande amigo Kurt Robitschek, abriu em Berlin uma das casas de espetáculos mais badaladas da época do Weimar: o “Kabarett der Komiker”, abreviado a Kadeko.
Nascido no seio de uma família judeu-austríaca, desde criança Morgan queria dedicar-se ao palco. Pouco antes de eclodir a 1ª Guerra Mundial em 1914, fugiu do alistamento militar, obtendo uma primeira oportunidade de trabalho na casa de espetáculos “Simpl”; substituindo Fritz Grünbaum, um artista judeu recentemente alistado. Na época, o ator estudou teatro e literatura, atuando esporadicamente em casas de teatro menores.
Em 1917 Morgan casou e poucos anos depois começou uma carreira de sucesso no cinema. Três anos depois, já era considerado um afamado ator, cantante e compositor de peças de teatro reconhecido na Alemanha. As numerosas casas de espetáculos do país tentavam fazer uma combinação de teatro íntimo e comédia. A tristeza em tempos de guerra clamava por espaços nos quais fosse possível rir e descontrair.
Por 1920, Paul Morgan e Fritz Grünbaum (recentemente retornado do front), montaram uma parceria atuando no centro de Berlin. Por aquela época, célebres estrelas do palco, algumas de renome internacional, já haviam atuado com eles. Mas, a tranquilidade da dupla Morgan-Grünbaum acabou quando os jornais colocaram na lista negra a casa de espetáculos onde atuavam, negando-se inclusive a imprimir anúncios de shows. Ambos sentiram uma queda económica considerável e pouco tempo depois, grupos das SA (policia civil vestida à paisana) invadiram o teatro, interditando suas apresentações, por estarem representando uma sátira contra Hitler.
Após receber um cobiçado convite para atuar em Hollywood, Morgan viajou a Califórnia por nove meses. Não gostou. Também tentou estabelecer uma casa de espetáculos na Suíça, mas não teve êxito, voltando a Áustria. Em Viena, cidade anexada ao Reich em março de 1938, a vida estava bastante difícil para os artistas judeus, porém Morgan mantinha a esperança que Adolf Hitler deixasse em breve o poder.
Quando decidiu deixar Europa já era tarde demais. Paul Morgan foi detido em março de 1938 e trasladado ao campo de concentração de Dachau junto com outros artistas. Pouco tempo depois foi deportado ao campo de Buchenwald, onde participaria de performances informais que os próprios prisioneiros realizavam nas barracas.
Em paralelo, desde a cidade de Viena, sua mulher trabalhava desesperadamente para obter documentos e poder resgatar Paul Morgan. Ela conseguiu um visto de migração à Holanda, mas infelizmente já era tarde demais. Em 10 de dezembro de 1938, o ator e comediante Morgan acabou falecendo no campo de Buchenwald por esgotamento físico, resultado de trabalhos forçados.