O Holocausto do Povo Judeu – Parte II

Aulas

Aula 14: O Holocausto e o “revisionismo histórico”

Duração: 50 minutos

Nosso decimo-quarto encontro abordara o “revisionismo histórico” do Holocausto, ou seja, as tentativas de minimizar ou até negar a Shoá. Esta tendência não é nova e já faz alguns anos vem sendo discutida no mundo inteiro. A rigor, logo depois de encerrada a 2a Guerra Mundial, surgem os primeiros revisionistas (Paul Rassinier, Arthur Butz e Norman Finkelstein), escritores que começam a colocar “falsos” argumentos, elaborando teorias pseudocientíficas e negacionistas. O Brasil também teve seu escritor revisionista na figura do alemão Sigmund E. Castan, cuja obra “Holocausto: Judeu ou Alemão?” ganhou as manchetes por meados dos anos 80.

Aula 13: Vestígios da vida judaica em Cracóvia

Duração: 50 minutos

Este decimo-terceiro encontro estará abordando os principais lugares da Cracóvia judaica. Faremos uma espécie de tour-virtual pelos principais lugares e monumentos da cidade mais antiga da Polônia, fundada na idade média. Entre os principais lugares a serem explicados elencaremos: o bairro Kazimierz (em homenagem ao rei Casemiro) onde se localizam as Sinagogas Rema, Poppera (Bociana), a sinagoga Tempel ou Postepowa, a sinagoga Izaac Jacubowicz, o cemitério judaico, a casa de Helena Rubinstein, entre outros lugares. Não poderia faltar uma explicação sobre a fábrica de Oskar Schindler, localizada também na Cracóvia.

Aula 12: Vestígios da vida judaica em Varsóvia

Duração: 50 minutos

Nesta decimo-segunda aula faremos uma espécie de visita virtual pela “Polônia Judaica”, conhecendo os principais lugares e monumentos existentes em Varsóvia, a capital polonesa. O roteiro incluirá o “Monumento ao Heroísmo”, o muro do gueto, o lugar de deportação aos campos ou “Umschlagplatz”, o bunker do comandante do ZOB Mordechai Anilewicz (localizado na Rua Mila), a sinagoga Nozyk dentre outros lugares.

Aula 11: Os “Justos das Nações” durante o Holocausto

Duração: 50 minutos

Este décimo-primeiro encontro estará inteiramente dedicado às atividades de resgate realizadas pelos “Justos das Nações”, aquelas pessoas não-judias que ajudaram de forma incondicional a judeus que se encontravam em perigo nos diferentes países da Europa conquistada. Mencionaremos os mais importantes dos “Justos”, principalmente os diplomatas como o brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas (atuou em Paris), o japonês Chiune (Sempo) Sugihara, o sueco Raoul Wallenberg, o cônsul português Aristides de Souza Mendes, entre outros. Não poderiam faltar também Jan e Antonina Zabinski que salvaram judeus do gueto escondendo-os no zoológico de Varsóvia, e naturalmente o industrial alemão Oskar Schindler, eternizado por Steven Spielberg no filme “A Lista de Schindler”.

Aula 10: A “Solução Final” do povo judeu

Duração: 50 minutos

Este décimo encontro focará a “Solução Final” do povo judeu ou “Endlösung der Judenfrage”. Estudaremos em profundidade o texto dos protocolos da “Conferência de Wannsee” (20/01/1942) cujo principal objetivo era organizar e coordenar a deportação e aniquilação da população judaica. Os seis campos de extermínio nazista e principalmente o de Auschwitz-Birkenau serão o centro de nossas discussões.

Aula 8: A “Conferência de Evian” e o problema dos refugiados

Duração: 50 minutos

Este oitavo encontro estará inteiramente dedicado à iniciativa dos EUA em tentar resolver o problema dos refugiados judeus do Nazismo. Durante a aula debateremos a forma em que foi realizada esta conferência, os países participantes, diferenciando as nações que ajudaram e queriam abrigar refugiados judeus e aquelas que nada fizeram para tentar resolver este grave problema. Também analisaremos a participação da Sra. Golda Meir no encontro e as palavras do Dr. Chaim Weizmann no contexto da conferência.