Comer e beber segundo o Maimônides

Vivendo um dia-a-dia bastante desregrado e intenso, quem não cogitou alguma vez adquirir hábitos saudáveis de alimentação? Que devemos comer e beber? Vejamos o que recomendava o sábio Maimônides no limiar do século 12, durante a “Reconquista” cristã, em plena Espanha medieval.

No “Sêfer Hamadá” (Livro da Ciência) o Maimônides afirma que o principal objetivo ao comer ou beber é manter íntegra a saúde do corpo. O indivíduo não deve comer tudo aquilo que lhe apetece como faz um cão ou um burro. Ele precisa comer essencialmente para poder subsistir, consumindo alimentos que beneficiem seu corpo.

O ser humano não deve ingerir alimentos nocivos ao corpo, por mais agradáveis que sejam ao paladar. Uma pessoa cuja fisiologia é quente, não precisa comer carnes nem degustar mel, tampouco poderá beber vinho; apenas suco de endívia apesar de amargo.

Para Maimônides há regras claras de alimentação que ajudam a manter o corpo em condições saudáveis:

  • Deve-se comer somente quando se estiver com fome, deve-se beber quando sedento. Em nenhuma circunstância deve-se conter a evacuação ou segurar a urina do corpo. Isto deve ser feito sem demora, caso contrário poderá ser extremamente prejudicial para ao corpo.
  • Ao comer não se deve abarrotar o estômago de alimentos. É aconselhável atingir cerca de ¾ da satisfação completa, evitando beber água durante as refeições a não ser uma quantidade mínima, e preferencialmente misturada com vinho.
  • Quando a digestão começar pode-se beber o quanto for necessário, sem exagerar no consumo de água mesmo depois da comida ter sido digerida.
  • Não é nada aconselhável começar uma refeição sem antes verificar minuciosamente a necessidade de esvaziar a bexiga ou os intestinos.
  • Antes de comer deve ser feita uma caminhada curta ou executar uma atividade física, para que a temperatura do corpo de eleve.
  • É preciso habituar-se a exercitar o corpo e a movimentá-lo com intensidade durante a manhã, até que ele fique aquecido. Quem leva uma vida sedentária e não se exercita sofrerá de dores crônicas e consequentemente sua força física diminuirá.
  • Ao alimentar-se o indivíduo deve ficar sentado ou reclinado para o lado esquerdo. Esta recomendação está no Talmud, no Tratado Pessachim 108a, que explica da inclinação durante o “Sêder de Pessach” (Páscoa judaica). Ali lemos que se a pessoa reclinar sobre sua direita, é bem possível que o alimento tome o rumo da traqueia e não desça pelo esófago, causando asfixia.
  • Enquanto a comida não for digerida, não se recomenda correr nem cavalgar, realizar esforços físicos, agitar o corpo ou passear. Estas atividades podem acarretar doenças prejudiciais.

Maimônides entende que os diferentes tipos de alimentos devem ser classificados a partir dos benefícios que propiciam. Assim, existem alimentos laxativos como uvas, figos, amoras, peras, melancias, certos tipos de abobrinha e pepinos, que devem ser consumidos primeiramente sem misturá-los à refeição principal. Após comê-los, é necessário aguardar um pouco; até que eles desçam da parte superior do estômago.

Há outra família de alimentos que causam constipação (prisão de ventre) e são as romãs, os marmelos e as maçãs. Todos eles devem ser consumidos imediatamente após a refeição e não convém comê-los em demasia.

Seguindo ainda as recomendações do Maimônides, quando uma pessoa quiser comer frango e carne na mesma refeição, comerá primeiramente o frango. E se quiser comer ovos e frango, comerá primeiramente os ovos. Quando lhe apetecer carne bovina ou de animais menores (ovinos), deve comer primeiramente a carne dos animais menores. Sempre os alimentos mais leves devem ser ingeridos antes dos mais pesados. Em relação à ingestão de carnes em geral, há uma excelente dica do sábio mestre: “Quando a alma tiver o desejo de consumir carne, é suficiente para a pessoa saudável comer carne só uma vez por semana, na noite de Shabat” (Hilchot Shabat 30:7-10).

Em épocas de intenso calor Maimônides recomenda comer alimentos frios, sem condimentos e sem vinagre (alimentos em conserva). Já em climas frios é preferível optar por alimentos quentes, utilizando condimentos, mostrada e chiltit; erva picante conhecida como “chilba” ou assa fétida. As propriedades dela incluem uma ação anticoagulante, digestiva, vermífuga e hipotensora. O indivíduo deve prestar atenção a estas orientações quando estiver tanto em lugares frios como quentes, escolhendo sua alimentação dependendo o clima.

Determinados alimentos são nocivos e, portanto, nunca devem ser ingeridos; como peixes grandes salgados e/ou envelhecidos, processo utilizado para preservação diante da falta de geladeiras ou refrigeradores. Não devem ser usados queijos salgados maturados, cogumelos e fungos, carne seca (apresenta contaminação), vinho fresco extraído diretamente da prensa, comida passada da validade, pois ela começa a expelir odores malcheirosos de sabor amargo. Todos representam um verdadeiro veneno para o corpo.

Existem outros alimentos prejudiciais, embora em menor medida do que os anteriores. Estes devem ser consumidos com menor frequência e em menor quantidade. Na lista o Maimônides elenca peixes grandes [não salgados], queijos [não envelhecidos nem maturados], leite após 24 horas da ordenha, carne de boi grande ou cabrito, favas [produzem Glicose 6 Fosfato Desidrogenase, geradora de hemólise, uma doença denominada favismo ou anemia hemolítica aguda], lentilhas, grão de bico, pão de cevada, repolho, alho porró, cebolas, alhos, mostarda e rabanetes. Lentilhas são permitidas, mas aboboras devem ser ingeridas em pouca quantidade.

Para o Maimônides outro grupo de alimentos extremamente nocivo à saúde é composto pelas aves aquáticas [patos], pombos, tâmaras, pão assado em azeite ou amassado com azeite, farinha branca, restos de caldo ou óleo de alimentos salgados ou óleo de peixe em conserva. Nada disto é recomendável ingerir em demasia. Encerrando a abordagem dos vários tipos de alimento, afirma que “o homem sábio tem controle sobre suas tentações e não se deixa levar pelos apetites”.

Quando um sábio toma vinho, somente beberá o necessário para facilitar sua digestão. Todo aquele que se embebeda é considerado pecador e desprezível e consequentemente perderá a sua sabedoria. Se embebedar diante de pessoas terá profanado o nome de D´us. É proibido beber até mesmo uma pequena medida de vinho à tarde, somente pode ser consumido com a comida no almoço, pois o vinho que se bebe acompanhado de comida não embebeda. Assim, deve-se evitar vinho após o almoço.

Uma recomendação do Maimônides orienta para não comer frutas colhidas diretamente das árvores, principalmente as frescas. Quando não estão suficientemente maduras, são “espadas para o corpo”. Das frutas conhecidas, a alfarroba (charuv) é nociva. Das frutas cítricas todas são prejudiciais e devem ser consumidas em épocas de calors, porém com moderação.

Maimônides explica que figos, uvas e amêndoas são frutos benéficos, tanto frescos como secos; e podem ser consumidos à vontade. Porém, mesmo benéficos, não devem ser ingeridos em quantidades. O mel e o vinho são produtos prejudiciais para o jovem, porém benéficos para o idoso; especialmente no frio. Segundo Maimônides, no verão deve-se comer 2/3 do que se come no inverno.

Maimônides registra suas dicas alimentares pensando na saúde da população judaica, mas é muito importante destacar que suas orientações serviram para esclarecer diferentes grupos da sociedade medieval, sem distinção de hierarquia social, etnia ou religiosidade.

BIBLIOGRAFIA

Rambam, Mishnê Torá – Livro 1 – Sêfer Hamadá 1: “Hilchot Deot” ou Leis dos Temperamentos. Edição dos Rabinos Shamai Ende e Shmul Osher Begun. Yeshiva Lubavitch e Editora Lubavitch, São Paulo 2014, capítulos 1-5, págs. 155-189.